Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







domingo, 31 de janeiro de 2010

• Avatar [Ficção] 2009 | 9,5/10

Por Ericson


Como filme, "Avatar" é um nota 8.5 ou 9, mas como espetáculo visual e experiência cinematográfica, é sem dúvida um 10!


Assim como James Cameron [Exterminador do Futuro 1 e 2; Titanic] esperou a hora certa para produzir o filme [12 anos pra ser mais especifico], eu também esperei para ver um filme FEITO para 3D e não acabar sendo mais um reclamando de dor de cabeça ou de que filme em terceira dimensão são ruins por incomodarem ou coisa do tipo, até por que, não pagaria mais caro pra ver um filme que eu sei que não valeria a pena, ainda mais por darem algum jeito de introduzir o 3D de qualquer maneira só para vender mais. Enfim, vamos falar do que interessa: Avatar!


Antes de qualquer coisa você tem que decidir se quer ver apenas o filme ou se quer ter 100% da experiência que lhe é proporcionada. Se sua opção for a segunda, sem dúvida terá que assistir em 3D. Ao contrário de vários filmes, "Avatar" utiliza a terceira dimensão de maneira que lhe favorece, que seja harmoniosa tanto - e principalmente - para o filme quanto para o espectador, e essa pra mim é a maior revolução que o filme traz.


Muitos reclamam do roteiro ou da história em si, que possui muitos clichês e tudo mais, mas não vejo motivo para tanta hostilidade, afinal, qual filme hoje em dia não possui clichês? A graça está justamente na maneira na qual eles são relatados e mostrados, e isso duvido que alguém ache a maneira que "Avatar" utilizou ruim.


Sim, o roteiro/história pode ser simples [atenha-se a palavra: SIMPLES], mas isso não quer dizer que seja ruim, muito menos, fraco. Está longe de ser uma história original, isso é indiscutível, porém Cameron se deu ao trabalho ao menos de tentar transmitir uma mensagem ao longo da trama, e isso é louvável. Ela discute que vivemos em um conflito direto com a natureza, apenas pensando em nós mesmos, passando por cima de tudo e de todos, esquecendo que na hora que o planeta ceder ou revidar, quem sofrerá seremos nós mesmos! A guerra com o planeta já uma derrota garantida.


Parafraseando Alexandre Ottoni do site Jovem Nerd no podcast especial [no qual eu recomendo!] sobre o filme: "Eu fico feliz que a 2ª maior bilheteria da história [hoje já a 1ª] seja um filme com um tema desses [...] Agora é importante isso estar no subconsciente coletivo [...] ". E é justamente isso que as pessoas estão esquecendo de prestar atenção, quando simplesmente estão criticando sem se quer parar para analisar todo o contexto do filme.


Tudo que posso dizer é que vá de mente limpa assistir ao filme, seja receptível, deixe-se entregar ao mundo que Avatar te apresenta e que só o cinema é capaz de realizar. RECOMENDADO!

8 comentários:

  1. 3 horas de filme. preferia ter ido ver o filme do pelé!

    ResponderExcluir
  2. Bom fui assistir Avatar, no começo como todo filme de efeitos especiais tudo foi belo e magnifico mas depois de uns 20 minutos de filme as velhas histórias ja conhecidas em outros filmes do "soldado iludido pelas forças do mal, que se apaixona pela mocinha filha de um poderoso, que se arrepende e tudo vira guerra, mas depois ela o perdoa e dá tudo certo".. Poxa filme bom pede boas histórias e não coisas previsiveis... Muito bem feio em efeitos pórem chato pra caramba perante a história... Não recomendo. ¬¬"

    ResponderExcluir
  3. Favor na próxima vez identificar-se, se não vou ser obrigado a recusar o comentário =/
    Mas de qualquer maneira vlw, bom ver que mesmo não gostando muito do filme fez uma critica sensata, sem ofender nem nada ^^

    ResponderExcluir
  4. Ótima crítica (ótimas críticas por sinal, parabéns =D).

    Achei o filme muito bonito, mas partilho da mesma opinião geral: roteiro 'standard'. Não acho que devemos nos acostumar com roteiros 'clichê' só porque estão presentes em quase todos os filmes hoje em dia. Porém, acho no mínimo "justificável", afinal James Cameron criou um novo mundo, tendo assim muitos pontos e características a serem apresentadas num tempo de duração publicamente aceitável.

    Eu não senti as 3 horas passarem, mas não posso dizer que gostei da história como super-produção. O filme é bom e divertido, e a experiência em 3D o torna melhor ainda. Eu Recomendo.

    ResponderExcluir
  5. Com óculos ou sem óculos o filme é muito bom. Sendo "clichê" ou não, fui cativado pelo incrível mundo de Pandora e toda sua história.

    Gostei tanto da história que defendê-la seria perda de tempo. Só posso dizer que p/ quem curte a idéia de sair, mesmo que seja por pouco tempo, do nosso mundinho sem graça, Avatar é recomendadíssimo!

    Quem achou o filme ruim, sempre poderá se satisfazer com filmes mais "imprevisíveis" como: American Pie 20, Jogos Mortais 15, Premonição 8...

    ResponderExcluir
  6. Eu não senti vontade de assistir Avatar quando eu vi o trailler.. Mas depois de ouvir recomendações, tive que assistir... e amei!

    Assisti em 3D e entendi o que o Ericson tanto falava sobre os filmes 3D que passavam... Eu me conectei com o filme de tal forma que podia estar em Pandora.

    Não senti dor de cabeça e nem percebi as horas passarem... O filme, mesmo com o roteiro simples, foi muuuuuito bem elaborado e cativante.

    E realmente, concordo com vc, Rodrigo. Pra quem não gostou do filme, em qualquer lugar podemos achar esses filmes surpreendentes e imprevísiveis.. American Pie me impressiona em todos os filmes... ashasuhashusa

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente quero te parabenizar Ericson, Por esse seu trabalho (ou não) que vc vem fazendo tão perfeitamente. Simplismente adoro a maneira como vc expressa suas opiniões aqui.
    Em relação ao Filme: o Melhor do ano. Ele é contagiante e memorável. O tipo de filme que todos saem se imaginando um Avatar. Sem duvidas uma das mais brilhantes produções já vistas :)

    Parabens de novo!
    Priscila

    ResponderExcluir
  8. Poxa, obrigado Prih :P
    É por coisas desse tipo que dá cada vez mais vontade continuar com o blog e tudo mais :)

    Obrigado você! ^^

    ResponderExcluir