Como filme, "Avatar" é um nota 8.5 ou 9, mas como espetáculo visual e experiência cinematográfica, é sem dúvida um 10!
Assim como James Cameron [Exterminador do Futuro 1 e 2; Titanic] esperou a hora certa para produzir o filme [12 anos pra ser mais especifico], eu também esperei para ver um filme FEITO para 3D e não acabar sendo mais um reclamando de dor de cabeça ou de que filme em terceira dimensão são ruins por incomodarem ou coisa do tipo, até por que, não pagaria mais caro pra ver um filme que eu sei que não valeria a pena, ainda mais por darem algum jeito de introduzir o 3D de qualquer maneira só para vender mais. Enfim, vamos falar do que interessa: Avatar!
Antes de qualquer coisa você tem que decidir se quer ver apenas o filme ou se quer ter 100% da experiência que lhe é proporcionada. Se sua opção for a segunda, sem dúvida terá que assistir em 3D. Ao contrário de vários filmes, "Avatar" utiliza a terceira dimensão de maneira que lhe favorece, que seja harmoniosa tanto - e principalmente - para o filme quanto para o espectador, e essa pra mim é a maior revolução que o filme traz.
Muitos reclamam do roteiro ou da história em si, que possui muitos clichês e tudo mais, mas não vejo motivo para tanta hostilidade, afinal, qual filme hoje em dia não possui clichês? A graça está justamente na maneira na qual eles são relatados e mostrados, e isso duvido que alguém ache a maneira que "Avatar" utilizou ruim.
Sim, o roteiro/história pode ser simples [atenha-se a palavra: SIMPLES], mas isso não quer dizer que seja ruim, muito menos, fraco. Está longe de ser uma história original, isso é indiscutível, porém Cameron se deu ao trabalho ao menos de tentar transmitir uma mensagem ao longo da trama, e isso é louvável. Ela discute que vivemos em um conflito direto com a natureza, apenas pensando em nós mesmos, passando por cima de tudo e de todos, esquecendo que na hora que o planeta ceder ou revidar, quem sofrerá seremos nós mesmos! A guerra com o planeta já uma derrota garantida.
Parafraseando Alexandre Ottoni do site Jovem Nerd no podcast especial [no qual eu recomendo!] sobre o filme: "Eu fico feliz que a 2ª maior bilheteria da história [hoje já a 1ª] seja um filme com um tema desses [...] Agora é importante isso estar no subconsciente coletivo [...] ". E é justamente isso que as pessoas estão esquecendo de prestar atenção, quando simplesmente estão criticando sem se quer parar para analisar todo o contexto do filme.
Tudo que posso dizer é que vá de mente limpa assistir ao filme, seja receptível, deixe-se entregar ao mundo que Avatar te apresenta e que só o cinema é capaz de realizar. RECOMENDADO!