Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







terça-feira, 6 de outubro de 2009

• UP - Altas aventuras [UP] - [Animação] - 2009 | 9,5/10


Fico pasmo de como a cada filme a Pixar consegue humanizar cada vez mais suas animações. As interpretações de seus personagens conseguem ser mais crível e passar mais emoção do que muitos atores "reais".


O filme possui uma das melhores apresentações e construções de personagens que eu já vi, os 20 minutos iniciais são sensacionais! Fiz questão de assistir no cinema, já que muitos disseram ser superior a "Wall • e", o que duvidei muito, já que este para mim é um dos melhores - se não o melhor - filmes de animação computadorizada de todos os tempos. Mas o que interessa é: "UP" é mesmo melhor que "Wall•e"? Não. Eu diria que é equivalente, ou seja, é FODA, enquanto um inova e foca num romance e critica ambiental-mundial o outro
resgata o espírito e inocência dos antigos filmes de animação [devo dizer que me senti assistindo a um verdadeiro clássico Disney], onde há sim elementos infantis, muitas cores e tudo mais, porém há duas coisas essenciais para ser algo diferenciado: não trata quem assiste - inclusive e principalmente as crianças - como seres estúpidos, e há de fato uma mensagem no filme, que já é transmitida desde seu título: "UP", sempre pra cima, sempre alegre.


Michael Giacchino fez um trabalho maravilhoso com a trilha sonora do filme, completando e alinhando perfeitamente com a trama. A dublagem nacional pra variar também se destaca pela sua competência e trabalho bem realizado. Diga-se de passagem, Chico Anysio fez um ótimo trabalho dublando o velho CarlFredricksen.


Se você está lendo isso e o filme ainda está em cartaz, não perca tempo e vá sem medo. Agora, se o filme já saiu de cartaz, está esperando o que pra alugar ou comprar o filme [original, por favor]? Não seja mais um ignorante achando que animação é coisa de criança, como um grupinho de estudantes na qual estava [infelizmente] na mesma sessão que eu, que apenas reclamavam, e quando foi perguntado para um deles ao término do filme se havia gostado, ficou visivelmente envergonhado de dizer que sim. Qual o medo ou vergonha de dizer que um filme é bom? Só por que sua categoria é estereotipada por ser infantil? Pois saiba que infantil é quem ainda pensa assim.


Enfim, "UP" é altamente recomendável!

6 comentários:

  1. Owwwn...vc escreve tão bem *---*

    É, tenho que assistir esse filme! :D

    ResponderExcluir
  2. VOCÊ FOI ASSISTIR SEM MIM!!!
    hahahaha, tudo bem, eu sou pobre mesmo!
    Bela crítica! :3

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é o maximo!Belo blog!

    ResponderExcluir
  4. ahhhh eu quero assistir esse filme tbm!!!!
    jah tinha gostado do trailer e ainda ve esse sua crítica FODA com a visão perfeita do filme...
    aumento ainda mais a vontade de ver..[espero que seja logo]

    ResponderExcluir
  5. Assisti esses dias Up.. E realmente adorei..

    Dei mais risada do que minha prima de 6 anos que estava assistindo comigo..

    Eu acho que os filmes de animação estão cada vez mais maduros, fazendo com que as crianças como minha prima não entendam a ideia ou o humor presente no filme...

    ResponderExcluir
  6. Adorei o filme. Pra variar, mais um ótimo filme da Disney/Pixar. O início do filme é emocionante!
    Só me toquei que a voz do velho é do Chico Anysio lendo a crítica! Obrigado! Hahaha

    PS:O curta do DVD: "Parcialmente Nublado" é hilário!

    ResponderExcluir