Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







sábado, 31 de outubro de 2009

• Distrito 9 [District 9] - [Ação; Drama] 2009 | 8,5/10

Por Ericson e Tata Santiago
O filme começa como um documentário -muito bem realizado- , o que pode ser um pouco cansativo, ainda mais por ser um pouco extenso nessa parte, porém é muito útil e válido para apresentar a atmosfera no qual o filme se passa e retrata, e tambem com o decorrer da trama você logo esquece isso, pois a expectativa e ansiedade para próxima cena toma conta.


O visual construido pelos efeitos especiais te faz crer que tudo aquilo pode ser real, principalmente uma nave de tamanho descomunal pairando sob sua cabeça, que te conquista na primeira cena, o que já vale o ingresso. Isso tudo graças á competência do desconhecido diretor Neil Blomkamp e á Peter Jackson [trilogia Senhor dos Anéis], que produziu e auxiliou na direção do filme.


Com um plot meio batido, o filme surpreende por mostrar não ser "mais um filme de E.T" no qual somos invadidos, aterrorizados, obrigados a combater e blá blá blá. Toda estética alienigena não passa de uma desculpa para fazer uma critica social referente ao apartheid e a qualquer tipo de preconceito racial, mostrando o quão escroto o homem pode ser, seja com sua raça ou não.


O filme peca justamente por uma de suas maiores qualidades: a ação. Pois a temática inicial é meio que ignorada para poder dar sequência e ritmo ao filme, o que o fez ser um pouco hollywoodiano demais em certos momentos, porém, como já dito, a ação é uma das maiores qualidades do filme, fazendo um ótimo contraste com todo o drama.


De inicio o filme pode não agradar á todos, pelo seu estilo e por conter um tema teoricamente bem conhecido e explorado. Porém, independentemente disso o mesmo não deixa de ser excelente e certamente recomendado.


5 comentários:

  1. Isso sim é uma crítica :D Muito mais Ericson do q minha, mas como eu ajudei um pouquinho nem tenho muito o q falar, só reforçar q o filme é muito bom mesmo ;)

    ResponderExcluir
  2. Foi dos dois igualmente, tanto que a sua foi base pra fazer esta ^^
    O que posso dizer? Bem-vinda, será um prazer "trabalha" com você :P

    Agora vamos parar de rasgação de seda e vamos assitir filmes \O

    ResponderExcluir
  3. acho que esse é um dos poucos filmes "futuristas" que vale a pena assistir :]

    ResponderExcluir
  4. Esse blog ta muito show de bola!

    ResponderExcluir
  5. confesso que no começo não estava gostando muito,
    porém dentro de sua proposta o filme eh bom...
    e gostei dele!!!!

    ResponderExcluir