Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







sábado, 31 de outubro de 2009

• Bastardos Inglórios [Inglourious Basterds] - [Ação; Comédia; Guerra] 2009 | 10/10

Por Ericson

Vou começar dizendo o inevitável: "Bastardos Inglórios" - com o perdão da palavra - É DO CARALHO! Poderia muito bem parar por aqui mas, vamos lá...


Não assisti á todas às obras de Quentin Tarantino [ainda], mas posso afirmar sem medo que este é um dos, quiçá "o" melhor filme de sua carreira até o momento. Neste ele simplesmente põem em pratica tudo o que aprendeu assistindo aos milhares de filmes na locadora na qual trabalhou e aperfeiçoou o que desenvolveu com os anos em seus filmes.


"Bastardos Inglórios" tem tudo o que o caracteriza e de maneira primorosa: Violência, roteiro genial, violência, fotografia sublime, violência, trilha sonora fantástica,violência, pouco caso com "certo e errado" [o bom e velho 'Foda-se' :D] e o principal [não, não é violência] : Personagens memoráveis!


O que são aqueles personagens!? Melhor, o que é a interpretação dos atores para tornar real tais personagens!? Como por exemplo Melanie Laurent, não tão conhecida, mas que possui um enorme talento, e o célebre Brad Bitt, como Tenente Aldo Raine, que é um dos personagens mais carismáticos e caricatos e Tarantino.


Mas o maior destaque sem dúvida é o "vilão" ["aspas" por que vilões em filmes "Tarantinescos" são relativos, pois há de fato pessoas más, e acredite, quando são, são mesmo, mas não há um mocinho propriamente dito], Coronel Hans Landa, vulgo caçador de judeus. Ele é simplesmente o melhor personagem já criado por Tarantino, e com certeza terá seu marco no cinema. Interpretado de maneira esplêndida pelo desconhecido Christoph Waltz, que trouxe muito do teatro para a caracterização de seu personagem, e acaba roubando toda cena em que aparece, seja falando [todos os quatros, isso mesmo, quatro idiomas no decorrer de toda trama] ou simplesmente em seu trejeito.


Falando agora um pouco de fato do filme: Após o capitulo 1 [o filme é dividido em 5], você fica tão pasmo com a beleza desde o roteiro [o dialogo comparando o rato á um esquilo é excepcional.Tarantino puro!] á fotografia, que literalmente não sabe o que esperar em seguida ou se terá algo ainda melhor, sendo assim apresentado á "Bastardos Inglórios". Além de personagens carismáticos e interpretações dignas, a narrativa do filme aos poucos vai criando uma tensão que angustia até o desenrolar final da trama, o que te faz ficar muito bem preso na poltrona.


Faça um favor a si mesmo e assista-o com a mente aberta, querendo apenas aproveitar um excelente filme, e acredite, seu conceito de judeu mudará após o mesmo. Quem disse que este povo tão subjugado, maltratado ou vitimizado é fraco? Hoje, mais do que nunca, pode-se dizer que eles tiveram sua vingança, e ganharam mais respeito e temor, pelo menos no cinema.


"Bastardos Inglórios" é recomendação máxima!

3 comentários:

  1. Excelente filme; e a crítica não fica atrás!

    A crítica descreveu muito bem o que senti: ansiedade, tensão e angústia até o final do filme!

    História ótima, personagens marcantes e um toque de humor dão o tom da trama.

    Nota 10!

    ResponderExcluir
  2. Excelente filme; e a crítica não fica atrás!

    A crítica descreveu muito bem o que senti: ansiedade, tensão e angústia até o final do filme!

    História ótima, personagens marcantes e um toque de humor dão o tom da trama.

    Nota 10!

    ResponderExcluir