Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







segunda-feira, 27 de setembro de 2010

• A Origem [Inception] - [Ficção Científica] 2010 | 8,5/10

Por Ericson

Basta ser mais elaborado, que dá nisso.


Vindo de um dos melhores filmes dos últimos anos, "O Cavaleiro das Trevas", o diretor Christopher Nolan traz até nós "A Origem", projeto que tinha em mente a um bom tempo e só agora conseguiu realizá-lo. E como de costume em seus filmes autorais, o filme baseia-se na mente humana e suas complexidades [ou não].


Notei que na opinião geral o filme não teve muito meio termo, amaram ou odiaram, os que amaram dizem ser uma renovação para o cinema pela sua inteligência, os que odiaram não possuem muitos argumentos, apenas justificam dizendo que não há motivos para todo este hype em cima do filme. Sinceramente não entendo o por que, de nenhum dos dois.


Estamos tão acostumados a filmes mastigados e sem necessidade de algum raciocínio, que quando surge algo que aparentemente foi feito com mais zelo e um pouco mais de profundidade, por que não, ele acaba sendo exaltado, naturalmente. O problema está na maneira na qual isto é feita.


Sim, o filme é muito bom, desde a idéia inicial á sua realização, mas por que foi trabalhado para isso e não apenas "cagado" na sua cabeça pra arrecadar mais bilheteria. O maior mérito do filme em si foi ter saído da cabeça de Nolan, que hoje em dia é um dos raros diretores que conseguem mesclar o cinema autoral com o cinema blockbuster. A plot do filme não é nada original, já foi utilizada em diversos filmes, inclusive na animação japonesa Paprika, porém o que o diferencia, é a maneira na qual é realizada [a cena da briga no hotel é sensacional], deixando-o "novo".


Muitos têm reclamado das cenas de ação, que estão muito "James Bond", SPOILER - entenda uma coisa: é tudo um "sonho"! Se você notar, em cada camada um componente da equipe é um "herói", assim como o químico Yusuf [Dileep Rao] na 1ª camada ao conseguir jogar o carro da ponte no bom estilo suspense, Arthur [Joseph Gordon-Levitt] na 2ª camada se safar dos seguranças sem gravidade e explodir o elevador, como um bom sci-fi e Eames [Tom Hardy] na 3ª, derrotando todos os seguranças do forte na neve, como um verdadeiro filme de ação. Ali, nada é impossivel.


Com relação ao elenco, acredito que não seja necessário dizer que Leonardo DiCaprio se mostra um grande ator, pois já mostrou isso em filmes como "Diamante de Sangue" e "Os Infiltrados", Joseph Gordon-Levitt [500 dias com ela] se mostra um excelente sidekick para o personagem de DiCaprio, Ellen Page [Juno] faz bem sua personagem, porém um pouco sem sal, mas nada que atrapalhe, temos também o desconhecido -para mim pelo menos- Tom Hardy, que carrega todo um carisma e charme em seu personagem, e finalmente Ken Watanabe [O Último Samurai], Cillian Murphy [Batman Begins] e Marion Cotillard [Inimigos Públicos] que se portam na medida perfeita na qual seus personagens foram criados.


Com tudo isso, acho que não tenho muito do que reclamar de "A Origem", muito pelo contrário, agradecer por ter revivido a discussão, o debate após o filme, seja para falar bem ou mal, falar das teorias malucas ou observações interessantes. Vale a pena!


6 comentários:

  1. Vou assistir esse bang aí pelo Leonardo (:
    HUASHUASHUHASU

    Cadê a crítica do Soberano, Ericson?

    ResponderExcluir
  2. Ok então ;


    Ericson, assiste O Soberano comigo? *-*
    HUASHUASHUAS

    ResponderExcluir
  3. Não.


    hahahah sacanagem!Irei com o maior prazer, se me ajudar a fazer a crítica depois, claro! Afinal, futebol está longe de ser [obvimente] o meu forte xD

    ResponderExcluir
  4. Adorei o filme. É bem elaborado e tem uma teoria interessantíssima! Concordo com a sua nota.

    Este filme mostra que viver num mundo de sonhos é legal, porém um erro.

    ResponderExcluir
  5. Erii, como sempre...mandou bem!

    ResponderExcluir