Por Ericson
1# Não comente sobre o Clube da Luta! - Se seus filmes favoritos beiram "Velozes e Furiosos", "Deu a louca em Hollywood" ou "X-men Origens: Wolverine", primeiramente: vá a merda! E segundo: pode parar de ler por aqui mesmo.
2# Nunca, jamais, comente sobre o clube da luta! - O filme é baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk de mesmo nome, publicado em 1996. Foi dirigido por David Fincher [Se7en; O Curioso caso de Benjamin Button], protagonizado por Edward norton [A Outra História Americana], Brad Pitt [Os Doze Macacos] e Helena Bonham Carter [Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet].
3# Quando alguém gritar "pára!", sinalizar ou desmaiar, a luta acaba. - Na época de seu lançamento, o filme foi muito críticado e não rendeu muito nas bilheterias, porém com o tempo e o lançamento do dvd o filme foi criando sua fama e tornando-se cult entre os cinéfilos e uma marca no cinema, juntamente com "Matrix", do mesmo ano.
4# Somente duas pessoas por luta. - Por causa do título, o filme pode ser interpretado de maneira equivocada [ainda mais para quem não se der ao menos o trabalho de prestar atenção na trama], como apenas um filme de "luta", o que de fato tem, porém é pouco para quem realmente acreditam que este filme se trata de porradaria. Sim, o filme é violento, porém a violência é meramente circustâncial.
5# Uma luta de cada vez. - Norton e Pitt vinham de atuações que chamaram a atenção do grande público, como "A outra História Americana" e "Se7en" respectivamente, mas em "Clube da Luta" conseguiram se consagrar, mostraram de vez que não são apenas rostinhos bonitos e que sabem de fato atuar e suportar uma carga dramática. Foi mesmo uma pena não terem reconhecido isso na época.
6# Sem camisa, sem sapatos - O filme trata de assuntos que muitos escolhem ignorar ou simplesmente "não sabem" por serem ignorantes, que é: a VIDA no mundo atual! Do por que achamos que nossas vidas é uma merda, o declinio da moral do homem, por que estamos nos comportamos de maneira precária intelectualmente e espirualmente, e muitas outras coisas subjetivas ou jogadas na sua cara. Uma verdadeira aula de como fazer a mensagem sobrepor a imagem, como diz na capa do dvd: um soco na mente!
7# As lutas duram o tempo que for necessário. - Pra mim essa frase - do próprio filme - o define: "Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida".
8# Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar! - Agora, se você não entendeu o significado da frase acima, nem perca seu "precioso" tempo assistindo ao um dos melhores filmes da história.
Where is my mind?!
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Só uma palavra pra este filme: FODA!
ResponderExcluirNão vou me alongar pois já estou violando a 1ª regra, que é justamente não comentar sobre o Clube da Luta...
Gostei da sua forma de utilizar as regras durante a crítica. Conseguiu expressar bem sobre o que se trata o filme.
Parabéns!
bom
ResponderExcluirA estrutura dessa critica ficou genial! Tornou o filme (que por indicações, já sabia que é um bom filme) bem mais interessante..
ResponderExcluirNão vejo a hora de assistir..