Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







quinta-feira, 16 de setembro de 2010

• Clube da Luta [Fight Club] - [Drama] 1999 | 10/10

Por Ericson

1#
Não comente sobre o Clube da Luta! -
Se seus filmes favoritos beiram "Velozes e Furiosos", "Deu a louca em Hollywood" ou "X-men Origens: Wolverine", primeiramente: vá a merda! E segundo: pode parar de ler por aqui mesmo.



2# Nunca, jamais, comente sobre o clube da luta!
-
O filme é baseado
no romance homônimo de Chuck Palahniuk de mesmo nome, publicado em 1996. Foi dirigido por David Fincher [Se7en; O Curioso caso de Benjamin Button], protagonizado por Edward norton [A Outra História Americana], Brad Pitt [Os Doze Macacos] e Helena Bonham Carter [Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet].


3# Quando alguém gritar "pára!", sinalizar ou desmaiar, a luta acaba. -
Na época de seu lançamento, o filme foi muito críticado e não rendeu muito nas bilheterias, porém com o tempo e o lançamento do dvd o filme foi criando sua fama e tornando-se cult entre os cinéfilos e uma marca no cinema, juntamente com "Matrix", do mesmo ano.



4#
Somente duas pessoas por luta. - Por causa do título, o filme pode ser interpretado de maneira equivocada [ainda mais para quem não se der ao menos o trabalho de prestar atenção na trama], como apenas um filme de "luta", o que de fato tem, porém é pouco para quem realmente acreditam que este filme se trata de porradaria. Sim, o filme é violento, porém a violência é meramente circustâncial.



5#
Uma luta de cada vez. - Norton e Pitt vinham de atuações que chamaram a atenção do grande público, como "A outra História Americana" e "Se7en" respectivamente, mas em "Clube da Luta" conseguiram se consagrar, mostraram de vez que não são apenas rostinhos bonitos e que sabem de fato atuar e suportar uma carga dramática. Foi mesmo uma pena não terem reconhecido isso na época.



6# Sem camisa, sem sapatos -
O filme trata de assuntos que muitos escolhem ignorar ou simplesmente "não sabem" por serem ignorantes, que é: a VIDA no mundo atual! Do por que achamos que nossas vidas é uma merda, o declinio da moral do homem, por que estamos nos comportamos de maneira precária intelectualmente e espirualmente, e muitas outras coisas subjetivas ou jogadas na sua cara. Uma verdadeira aula de como fazer a mensagem sobrepor a imagem, como diz na capa do dvd: um soco na mente!



7# As lutas duram o tempo que for necessário. - Pra mim essa frase - do próprio filme - o define: "Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida".


8# Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar! -
Agora, se você não entendeu o significado da frase acima, nem perca seu "precioso" tempo assistindo ao um dos melhores filmes da história.



Where is my mind?!

3 comentários:

  1. Só uma palavra pra este filme: FODA!

    Não vou me alongar pois já estou violando a 1ª regra, que é justamente não comentar sobre o Clube da Luta...

    Gostei da sua forma de utilizar as regras durante a crítica. Conseguiu expressar bem sobre o que se trata o filme.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A estrutura dessa critica ficou genial! Tornou o filme (que por indicações, já sabia que é um bom filme) bem mais interessante..

    Não vejo a hora de assistir..

    ResponderExcluir