Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

• Harry Potter e as Reliquias da morte Parte 1 [Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 1] - [Drama; Fantasia;Suspense] 2010 | 7,5/10

Por Ericson

Importante: A crítica baseia-se apenas na obra cinematográfica.


Este é, literalmente, uma sequência de "Harry Potter e o Enigma do Pricipe". O filme se passa ao término do mesmo, ou seja, se você não assistiu, suas chances de entender o filme por completo são baixas [eu que assisti, a um certo tempo, mas assisti, tive dificuldades para compreender algumas referências ou ligações diretas com este e aos outros filmes]. Justamente por ser uma sequência direta, o que mais me incomodou em "Harry Potter e as Reliquias da morte Parte 1", foi o fato da história não ter se desenvolvido o bastante em todas as suas quase 2horas e meia de filme, manteve-se com basicamente com o mesmo clima, apenas com mais alguns conflitos [que poderiam ser melhor explorado, mas até aí tudo bem].


Sempre achei a idéia do amadurecimento da franquia juntamente com seu público excelente, porém com este filme em especial, notei a falta de uma coisa que é basicamente a essência de HP: a magia. É interessante desenvolver a humanidade, os conflitos psicológicos e emocionais dos personagens [pra falar a verdade é uma das coisas que eu mais gosto], mas seria melhor fazer isso sem esquecer o mundo da magia em si. O filme chega a um clima que remete tanto a repressão [e depressão por que não?], que estava esperando tocar "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd a qualquer momento [isso é bom, pra quem não conseguiu entender].


É difícil julgar "Harry Potter e as Relíquias da morte Parte 1", pois ele é apenas o meio de um trilogia que encerra a franquia, iniciada por David Yates, que veio decaindo um pouco na sua direção desde o filme anterior, sendo salvo pela belíssima fotografia de Eduardo Serra. Técnicamente, o filme não peca em nada. Vale resaltar que este é o primeiro longa que não utiliza a música tema/base criada pelo mestre John Willians [se você não o conhece, shame on you! Veja o currículo do moço], e fiquei meio receoso por isso, mas devo dizer que Alexandre Desplat conseguiu manter o nível, e isso não é para qualquer um!



Enfim, "Harry Potter e as Relíquias da morte Parte 1" é um filme que apenas fã e afins irão se interessar e provavelmente gostar, já que dizem que este é o filme mais fiel a obra literária até então. Se você gosta/se interessa por HP, vale a pena.




PS: A animação que ocorre durante o filme para contar a história da origem das "Relíquias da morte" tira um pouco da imersão do filme, porém é muito válida, pois não há como negar, ela está muito bem realizada.

3 comentários:

  1. Eu tenho preguiça de ler, até a Bíblia tô esperando sair o filme pra conhecer toda a história, logo, não posso falar sobre a fidelidade ao livro.
    Curti o filme. A tensão não saiu de cena em nenhum momento! Creio que por se tratar do desfecho da história, vale a pena dar uma detalhada na história na 1ª parte, abrindo espaço pra que toda a magia e ação venham (sem pressa) com tudo na 2ª parte.

    PS: Adorei o conto dos três irmãos!

    Ótima crítica, destaque para a tirada sobre Another Brick in the Wall! rs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca simpatizei com os filmes do Harry Potter, muito menos com o Radcliffe! Sempre achei de dar vergonha alheia, as atuações, o filme como um todo!
    Mas este aqui conseguiu me entreter mais do que qualquer outro episódio da saga. As atuações de Emma Watson e Rupert Grint me surpreenderam (já o Radcliffe...pffft), eu pensei que seria o mesmo mamão com açúcar, mas me enganei. Particularmente, houveram momentos MUITO mais divertidos do que nos anteriores (mesmo que sejam poucas), sem contar com a dose a mais de tensão e conflitos psicológicos que você mencionou (que eu ADOGO, haha).
    E não achei tão monótono como tantos diziam. Há algumas cenas mais "paradas" e de "paisagem", mas não me incomodaram.
    Bom, pra mim é o melhor dos sete até agora!

    Parabéns pela crítica! FOI UM LONGO TEMPO DE ESPERA! HAHAHA (brincadeira Eri :B)

    ResponderExcluir
  3. Seu bloooog é lindo eu adoro u.u HEAHUEAHEAU
    não vi o filme ainda, mas estou loooouca para ver e tenho certeza que vou amar *----* assim que ver, faço um comentário u.u

    Beijoooos

    ResponderExcluir