Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

• Adventureland [Férias Frustradas de Verão] - [Comédia; Drama; Romance] 2009 | 8/10

Por Ericson

Um título nacional infeliz, que assim como o seu trailer, me enganou.


"Adventureland" foi vendido como um filme de comédia a lá "SuperBad", provavelmente por ter o mesmo diretor e por questão de marketing, para atraír mais público. Porém isso apenas prejudicou o filme, pois se fosse vendido pelo que realmente é: uma dramédia madura, apesar de se tratar de jovens, acredito seria mais reconhecido e até talvez, mais valorizado.


O filme conta a história de James Brennan [Jesse Eisenberg] acaba de se formar na faculdade e está se preparando para suas tão sonhadas férias pela Europa. Mas, seus pais lhe reservam uma desagradável surpresa e, ao invés de arrumar as malas, ele terá que arrumar um emprego.E assim, entre tantas tentativas em arrumar um emprego, ele se prepara para passar as férias de verão no único lugar onde foi aceito: num parque de diversão. Sem a menor expectativa, ele começa, sem perceber, que ali ele está amadurecendo e crescendo como homem.


A atuação de Jesse Eisenberg segura todo o filme, a de Kristen Stewart não decepciona e o resto do elenco serve como uma excelente escada para os protagonistas. O filme não tem nenhuma cena memorável, mas muitas sutis e honestas. E acredito que isso só foi possivel pela história se passar em 1987, uma outra época, uma época talvez, mais "inocente".



Identificação é uma coisa que prezo muito em um filme, e o que mais me surpreendeu em "Adventureland" foi o fato de eu ter me identificado mais com as situações do que com algum personagem especifico, o que torna o filme ainda mais verdadeiro, para mim. Sendo assim, recomendável.




PS: A trilha sonora é simplesmente nostalgica, passando de The Cure, David Bowie á INXS.

2 comentários:

  1. É, dá pra assistir na Sessão da Tarde! Mas a trilha sonora me pegou...
    Mediano, eu diria!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do filme. Tem uma história simples, mas cativante, e uma ótima trilha!

    ResponderExcluir