Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







quarta-feira, 30 de março de 2011

• Cisne Negro [Black Swan] - [Suspense] 2010 | 9/10

Por Ericson

Adianto logo que "Cisne Negro" é um filme no qual quanto menos você souber/ver antes de assisti-lo, melhor será sua experiência, portanto seguindo essa filosofia, evitarei [ainda mais] dar algum tipo de spoiler, por mais bobo que seja.


"Cisne Negro" conta a história de Nina [Natalie Portman],uma bailarina capaz, que acaba sendo escolhida para ser a protagonista do clássico "Lago dos Cisnes", porém ela terá que interpretar tanto o Cisne Branco quanto o Cisne Negro, este último, será um desafio, pois para alcançar a perfeiçãoexigida, sua carreira e vida pessoal será totalmente abalada.


Natalie Portman está simplesmente sensacional! É brilhante a maneira na qual ela consegue expressar seus sentimentos com um simples olhar e desenvolver sua personagem através da história. Não foi a toa que ganhou o Oscar de melhor atriz. Mas parte de tal brilhantismo, deve-se ao diretor Daren Aronofsky [O Lutador], que soube extrair bem da atriz.


O que mais me agrada na direção e nas histórias de Aronofsky, além da originalidade das filmagens e da edição, é que ele sabe que não é obrigado a contar uma história exatamente feliz, assim como a maioria dos filmes tentam nos forçar a acreditar, pois qualquer um que já viveu um pouco que seja sabe que a vida não é um mar de rosas.


Um plot aparentemente simples que nos faz refletir sobre nós mesmos, através de personagens profundos e uma narrativa original. A principal mensagem do filme, na minha opinião, é que é necessário se libertar, seja todo o bem ou o mal, mas o que você tem dentro de si, para poder ter umequilibrio psicológico e principalmente o equilibrio emocional, para assim ser uma pessoa livre, satisfeita e quem sabe, feliz. Recomendado.

5 comentários:

  1. Ericson, a nota tá 8,5! Acho que houve um erro de digitação, ALI Ó! HAHA
    ENFIM, pra mim é um 10, 10, 10!
    Por mais que digam que é uma cópia lavada de alguns filmes dos anos 50, pra mim foi tudo muito novo e original! A grandiosidade e perfeição dos detalhes, milhares de mensagens nas entrelinhas e uma Kick-Ass-Natalie Portman que eu nunca tinha visto antes!
    O filme cumpriu muito bem com o que prometia e ainda superou minhas expectativas. Vem falar que você não saiu do cinema psicologicamente abalado? Há!
    Definitivamente, meu filme favorito!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o filme..simples assim! A Natalie Portman mais uma vez arrasou. Não esperava um filme assim..Não foi da forma que eu imaginava que seria. Superou minhas expectativas. Adoreei!

    obs.:Fiquei com a música do Lago dos Cisnes na cabeça a noite inteiira!

    ResponderExcluir
  3. Originalidade. Está aí uma das palavras que descrevem o filme. Eu me simpatizei com ele desde que ouvi falar, pois já gostava da Natalie Portman. Aliás, nem é mais necessário falar de sua brilhante atuação, né?

    O filme causa reflexões e traz diversas interpretações...inclusive a Flah me falou de algumas hahaha

    Não é como pensei que fosse, mas também não sei explicar exatamente o que pensei...só sei de algo do qual eu estava certa: é muito bom e eu adorei! [awn, rimou *-*. Não, não foi proposital]

    Obs.:Fiquei com a música do Lago dos Cisnes na cabeça a noite inteiira!²

    ResponderExcluir
  4. A Flavia disse uma coisa bem real... É impossível não sair abalado psicologicamente depois de um filme tão...Tão tudo! Tão bem interpretado tanto pelos atores quanto principalmente pelo diretor... Ficou lindo, marcante, tocante... Mas imaginei a Natalie Portman mais bonita! hauehuehuhaeuhuaeha

    Anyway... Filme impressionantemente chocante e fascinante!

    ResponderExcluir
  5. Um filme original e diferente que conseguiu expressar o que queria, mas que mesmo assim, não gostei. Salvo as partes da Natalie Portman (que foi brilhante no filme) e suas "aventuras" com a amiguinha. rsrs A única coisa que aprendi com o filme foi que não devo assistir balé.

    ResponderExcluir