Crítica dos filmes que assistimos no decorrer do ano, sejam eles inéditos [para nós], ou não!







sábado, 30 de outubro de 2010

• Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro [Policial] 2010 | 9,5/10

Por Ericson

Sem dúvida, um dos melhores filmes dos últimos anos! Independente de sua nacionalidade!



"Tropa de Elite 2" é, literalmente, uma evolução de seu antecessor com um quê hollywoodiano. O filme cresceu tecnicamente de tal maneira, que até assusta [a cena do helicóptero sobrevoando a quadra de futebol é sensacional].


Mas não fica apenas nisso, o elenco brilha novamente e com mais carga do que antes. André Ramiro [o Matias] mostra que não é nenhum Antônio Fagundes, mas que está bem mais preparado do que no primeiro filme; Milhen Cortaz [Cap. Fábio] volta como o "alivio" cômico" e com mais bordões sensacionais, como por exemplo: "Se quer me foder, então me beija!" ou "Tá de Pombagirice!?"; Sandro Rocha [Russo] veio de coadjuvante do coadjuvante para estrelar na sequência, se impondo á altura de quem fosse necessário para dar veracidade ao personagem, e conseguiu, e é claro, Wagner Moura, agora como Coronel Nascimento e protagonista de fato da trama, mostra por que é considerado um dos melhores atores do país. Note a diferença [principalmente física] do personagem Nascimento do primeiro para o segundo filme, antes todo imponente e de cabeça erguida, agora, 15 anos depois, visto que seus planos não deram certo e totalmente descrente com relação ao sistema, o quão depressivo e cansado se tornou. Transição que não é qualquer ator que consegue transmitir, aqui feito com maestria.


O que mais me agradou é que dessa vez o foco está de fato na história, se for necessário personagem morrer para contá-la de maneira crivel, acontecerá. Algumas pessoas estão reclamando que faltou o "impacto" do primeiro filme, mais cenas de ação propriamente dita, eu sinceramente acho que foi tudo muito bem planejado, tanto que se não fosse por isso, cenas como uma que chamarei de "momento de fúria de Chuck Norris quando retorna das cinzas como uma Fênix" [quem assistir/assistiu entenderá, eu acho], não seria tão ovacionada por todos no cinema durante a sessão, ela seria apenas mais uma.


Um filme bom não é necessariamente aquele que possui uma direção fenomenal, um elenco exemplar, edição ou fotografia escalafobéticas, mas sim, aquele que de algum modo te acrescente, te faça sentir algo ou transmita alguma mensagem. E "Tropa de Elite 2" tem tudo isso, basta fazer a sua escolha. Sim, você provavelmente sairá do cinema se sentindo um merda, mas será necessário para ter algum tipo de reflexão. De qualquer forma, obrigado José Padilha.



PS: Respondendo a pergunta feita por Nascimento próximo ao final do filme: eu, você e todos nós!

3 comentários:

  1. Espetacular, excelente, sensacional!!!

    Ótimo roteiro, ótimos efeitos visuais, ótimos atores...

    Não querendo puxar sardinha [que gíria.. rs] pro nosso lado, mas esse filme, pra mim, não teve defeitos.. Concordo com toda sua critíca, menos com a nota, que pra mim seria 10.

    O filme consegue fazer com que as pessoas sintam o que, por exemplo, o coronel Nascimento sente.. na verdade nem é o filme, o Wagner Moura que consegue transmitir isso... Ele, como em tantos outros filmes que já fez, se saiu muito [que ainda é pouco] bem.

    E é isso aí..

    Ah, não posso esquecer de comentar que seu blog té crescento mais e mais, e parabéns Ericson... Sinceridade, vc é sensacional [igual certo alguém diria.. rs]!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! ;)
    E tá certo, se não concorda com alguma coisa tem mais é que falar mesmo! =P
    E se der tudo certo, novidades por vir no blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti :( Quando eu assistir, volto aqui pra comentar. Mas já estou feliz com os comentários que já ouvi por aí, com a sua crítica...pq eu sei que um ótimo filme me espera :D

    ResponderExcluir